Bíblia - uma visão completa em 5 minutos

Uma vez li que todo bom filme pode ser resumido numa única frase. Um bom livro também é assim... Sei lá, tenho minhas dúvidas se isso é mesmo verdadeiro, mas é legal resumir alguma coisa. Com pouquíssimas palavras ficamos sabendo sobre um assunto, no qual podemos depois nos aprofundar se tivermos vontade. Daí ser tão comum leituras resumidas sobre os mais variados assuntos nos jornais e revistas. E nem poderia ser diferente, pois são tantos os assuntos que demandam nosso olhar e atenção, que só através dos resumos podemos dar conta de tudo que precisamos saber nessa moderna e apressada vida.
Legal é resumir os termos wi-fi, bluetooth, wireless dizendo que significam "sem fios" e comparar com o controle remoto que também nao tem fios ou com o celular. Eu sei que é mais desinformar que informar, pois cada coisa dessas é totalmente diferente das outras e unir todas essas palavras, aparelhos e tecnologias pelo seu unico denominador comum que é não ter fios é no mínimo ridículo. Mas fazemos isso quando temos pressa.
Em toda boa explanação partimos do geral e depois descemos às particularidades. Por exemplo, quando falamos de "música" conseguimos englobar muita coisa nessa única palavra. Num período inicial de uma explanação podemos considerar quase todos os sons como música. Depois vamos eliminando certos sons e dizendo que eles não são música, pois carecem de requisitos verdadeiramente musicais, como o choro de uma criança por exemplo.
Se comprendemos que o objetivo da música é agradar nossos sentidos, por certo que o berro infantil não tem essa intenção, pois visa nos castigar até que cedamos às suas exigencias. Seguindo esse caminho podemos entender que certos gêneros ditos musicais, não podem ser classificados como musicais porque ofendem nossos ouvidos tanto no "quesito" musica, como no "quesito" português...
Assim concluímos que resumo é uma coisa bem legal para ser ponto de partida ou uma rápida referencia de alguma coisa que depois temos que estudar com mais carinho e nos aprofundar. Mas para voce entender a importancia de um resumo, escute essa:
Perguntaram a um grande físico nuclear qual saber deveria ser preservado, se o mundo fosse destruído e sobrassem apenas uns poucos sobreviventes.
Queriam saber de uma única idéia, descoberta ou invenção fundamental que serviria para reconstruir toda nossa civilização caso ela viesse a ser extinta por completo, numa eventual devastação do planeta terra.
Ele disse:
A idéia de átomo! A idéia proposta por Demócrito ( filósofo grego) há 2.500 anos atrás, de que tudo é composto de pequenas partículas, só comprovada por Einstein recentemente e que é a base de toda nossa ciencia e tecnologia atual e caminho para as novas tecnologias que estão por vir.
Segundo esse cientista, se essa simples idéia fosse preservada, tudo poderia ser reconstruído após uma catastrofe mundial. Este seria o melhor ponto de partida científico, não há outro que tenha equivalencia ou maior funcionalidade.
Agora eu pergunto: Supondo que a humanidade seja atingida, não por uma catástrofe que cause devastação material, mas por uma catástrofe moral e espiritual, que varra todo resquicio de honradez, amor, lealdade e misericordia. Qual idéia chave nos faria recuperar a humanidade perdida? O que seria importante preservar para as próximas gerações, como mecanismo seguro que permitisse a reabilitação?
Talvez voce respondesse:
A Bíblia, os ensinamentos de Deus ou de Jesus. Mas se eu pedisse que voce resumisse numa única página. ( não vale dizer: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao proximo como a si mesmo) Voce saberia resumir a biblia??
Voce tem um entendimento que permita enxergar um todo coeso dos diversos livros bíblicos? Sejamos sinceros, a maioria das pessoas não tem essa visão!
Muita gente trabalha num Supermercado, num Banco ou Bolsa de Valores, mas não tem a visão sintética desses lugares. Não consegue enxergar a totalidade. Mas ninguém pode ser Dono de um Supermercado, Banco ou de uma Corretora se não tiver essa visão do todo. Mas sendo voce um simples empregado num desses lugares não teria que se preocupar com isso? Ou teria? Basta fazer a sua parte, basta dar conta do seu trabalho?
Bem... se voce quer ser um funcionário medíocre, pode abdicar de querer ter essa visão. Mas se voce pretende mesmo saber o que está fazendo, qual a sua importância nesse jogo todo, vai ter que buscar uma visão da totalidade.
Nosso presidente da República (apesar de iletrado) é um extraordinário governante porque tem uma ampla e abrangente visão política, do nosso país e do mundo. É uma questão mais de sensibilidade, de interesse, de vontade. A sua sabedoria, como ele mesmo diz, foi forjada nas lutas da vida.
Mas será que só o presidente de um país precisa ter uma visão global e nacional? Nós os simples cidadãos podemos ficar alienados e totalmente por fora do que está acontecendo?
O mesmo se dá com a fé, com a religião, para melhor usar sua fé ou mesmo para ser um simples ateu, voce deve compreender em Que e em Quem está realmente acreditando ou deixando de acreditar. Voce deveria saber, no mínimo, o "RESUMO DA ÓPERA". Mesmo não acreditando, não importando o porque de não acreditar, voce precisa saber ao menos em que não acredita.
O problema é que a coisa é tão complicada e complexa, que simplesmente não vale a pena começar o processo de entender. A menos que voce pudesse ter um resumo da coisa, bem feitinho e racional que explicasse em breves palavras tudo sobre a Bíblia. E que voce não gastasse mais que 5 minutos do seu tempo com isso! Que tal então ler um resumo assim e entender (em menos de 5 minutos) de uma vez por todas:
A Bíblia - Missao de Jesus - O Reino de Deus -EM 5 MINUTOS-no link abaixo:
http://livrodoslivros.blogspot.com/2009/11/lei-de-deus-as-varias-fases.html

Nenhum comentário:

Google Analitics